sexta-feira, 10 de maio de 2013

My little world

A decoração do quarto dum bebé é um momento empolgante, principalmente quando é feita pelos pais...não tenho nada contra os decoradores de interiores, mas nunca recorreria ao serviço de nenhum para opinar sobre o que quer que fosse em minha casa. Quer se tenha gosto ou não (e nisto, as opiniões nunca são unânimes), a nossa casa é o nosso pequeno mundo e tem de reflectir o nosso estilo, a nossa vivência, a nossa personalidade, quer os outros gostem ou não, porque caso contrário torna-se impessoal e consequentemente inabitável...não me perco em lojas de decoração, aliás raramente entro numa e, quando o faço, sei de ante-mão o que procuro, pelo que às vezes a tarefa torna-se muito complicada!
Apesar de nunca ter desejado saber se esperava uma rapariga ou um rapaz e de ter pedido incessantemente ao meu médico para manter o sexo da criancinha no segredo dos deuses, a verdade é que lá para o meio da gravidez e devido a uma distracção do próprio médico, soube que a cegonha traria um laçarote rosa ao pescoço, tudo o que eu mais queria e tudo o que a minha intuição há muito me dizia...
A partir desse momento, comecei a idealizar como seria o seu quarto, ao qual chamei "little world"...queria que fosse simples e funcional, com tudo sempre à mão e sem cair nos excessos de tralha literalmente desnecessária que nos tentam impingir nas lojas da especialidade...
Não gosto de fadas nem de princesas, pelo que aqueles mundos encantados da ficção não me seduzem, muito menos no que toca à decoração de espaços destinados a bebés. 
Detesto os tons pastel, que vão do rosa claro à parafernália de bege e crus, cores neutras e pálidas, cores tão insípidas que provocam monotonia só de olhar e nostalgia ao viver...há sempre uns iluminados que afirmam que estas cores transmitem paz de espírito e tranquilidade,  mas eu como sou muito pouco "zen" não me convenço...
A única tonalidade de rosa que tolero é mesmo o fúscia, uma cor viva que transmite alegria e boa disposição e que decidi combinar com o verde maçã que é uma cor enérgica e de esperança! Ambas as cores ligam bem e sobressaiem no branco que é a base de tudo.
A partir da escolha das cores, tudo foi surgindo com naturalidade...a cama, a cómoda, as prateleiras, os cortinados, os quadros, a iluminação e mais tudo o resto que fui inventando...
O meu maior desafio foi mesmo encontrar um móvel que correspondesse às minhas exigentes necessidades...basicamente, queria um móvel com 3 gavetas amplas, onde pudesse enfiar todos os pertences da bebé e fui pesquisar...encontrei vários modelos, todos caríssimos e nada do que eu pretendia nem sombra do que eu tinha sonhado conseguia vislumbrar...dirigi-me então a uma loja de puericultura num outlet (onde o nosso ex-1º ministro teve uns problemazitos) e por 1/5 do preço adquiri um móvel com 3 gavetas (acho mesmo que este pormenor foi o único pré-requisito que a peça em questão tinha), ao qual chamei "mono" porque assemelhava-se a um móvel hediondo de casa-de-banho com uns horrendos puxadores de cozinha...dantesco! No dia em que trouxe o "mono" para casa, o Pedro afirmou que a lareira era o destino mais provável para a peça; eu nem lhe respondi porque já tinha idealizado o restauro do móvel e sabia que o resultado final iria surpreendê-lo, como acabou por acontecer!




















Uns dias mais tarde, o Pedro resolveu fazer-me uma surpresa e apareceu em casa com a cama da bebé...a cama era tudo menos o que eu tinha imaginado, era castanha (grrrrrr...), segundo ele para ligar com a faia do chão, um "pendant" que nunca passaria pela cabeça de ninguém e, claro que sem hesitações,  foi logo reciclada...
Tenho pena de não ter captado umas imagens do "antes", mas na altura não me ocorreu, pelo que só me restam fotografias do "depois".


Quanto aos restantes  pormenores da decoração, com uns apontamentos de luz e cor e um pouco de imaginação, ficaram concluídos sem muito esforço e o "little world" da Nônô foi sendo construído com muito AMOR que é o mais importante!

Ana Pádua
10/05/2013



quadro ( bybaga )
quadro com caixinhas de recordações ( poleirodatininha )


quadro com a 1ª roupinha que a Nônô vestiu



1 comentário:

  1. é um mundo lindo, e apesar de não ser em tons pastel, está bem infantil e feminino.

    feliocidades para toda a familia.

    ResponderEliminar