quarta-feira, 7 de maio de 2014

Nônô by Sharky Runner

Ontem estava no facebook a fazer "like" e a comentar uma fotografia dum amigo e recebi na minha própria página uma fotografia da Nônô da autoria da mesma fotógrafa que eu desconhecia ser profissional...pela sua designação na rede social nunca chegaria ao seu verdadeiro nome, pelo que não a reconheci de imediato...
A fotografia da Nônô foi tirada em Dezembro pela fotógrafa Sharky Runner (cujo trabalho pode ser visto aqui ) num jantar que me ficou para sempre na memória, não somente por estar delicioso mas porque a Nônô se comportou da pior maneira de que há registo...estávamos na semana que antecedeu o Natal e eu recebi um telefonema dum amigo a convidar-nos para a inauguração da sua nova casa; aceitei no momento o convite e disse-lhe que levaríamos a Nônô que invariavelmente nos acompanha para todo o lado e que invariavelmente se comporta bem...invariavelmente, porque nessa noite, talvez por não ter dormido a sesta, mais parecia estar em êxtase e ter tirado a noite para nos envergonhar!
A casa, muito original, acolhedora e bem decorada, cheia de objectos lindos e estilizados, daqueles que uma vez quebrados eu nem saberia onde adquirir semelhantes para repor os estragos. O anfitrião, educadíssimo e simpático, um professor que tive o prazer de ter na faculdade e que consegue a proeza de se manter eternamente jovem tanto no físico como no espírito, presenteou-nos com um magnífico jantar e teve a preciosa colaboração do seu filho, igualmente simpático e bem educado...
...e nós ali estávamos com a Nônô que não parava quieta um minuto e nem me deixava saborear por uns instantes a bela refeição e, não contente com a insubordinação desmesurada, lembrou-se de desatar a correr desenfreada pela casa toda até acabar estatelada numa mesa de vidro lindíssima que eu minutos antes tanto tinha elogiado...só me recordo de, por breves segundos, ter fechado os olhos com força enquanto proferia em silêncio dois ou três palavrões e me ter passado pela cabeça que quando os voltasse a abrir já só veria um mar de sangue...mas felizmente, como invariavelmente acontece, nada se passou... 
O meu irmão costuma dizer que a Nônô "finta" tudo o que é mobiliário e invariavelmente nunca se magoa; eu acrescento que ela é rija e mais parece de ferro porque, mesmo quando lhes faz "tangentes e "secantes", também invariavelmente nada lhe acontece. Há quem diga que o 1º filho é de vidro, o 2º é de borracha e o 3º é de ferro; a Nônô é a 1ª filha e será única, pelo que veio logo de ferro porque, de certo, Deus Nosso Senhor deve ter achado que eu já não tinha idade nem coração que resistisse a muita ansiedade...
E assim é, a criança cai, levanta-se, não chora e a vida prossegue com acasos invariavelmente com graça...

Ana Pádua
07/05/2014 

Nônô by Sharky Runner

2 comentários:

  1. Escreves sempre "invariavelmente tão bem, Ana! E que bem que ficou a Nôno na foto! ;) Bjnhs
    http://sofiaswhispers.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sofia! Invariavelmente também consigo estragar todas as minhas máquinas fotográficas...em menos de um ano, já foram duas! :-) Bjs

    ResponderEliminar