segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

My little Christmas tree

Admiro imenso aquelas pessoas que em Outubro já têm tudo idealizado para o Natal, em Novembro já têm tudo preparado para o grande dia e em Dezembro já só pensam na Páscoa do próximo ano...não sei se são extremamente organizadas ou se dispõem de muito tempo livre, só sei que (in)felizmente não padeço de nenhum destes males e, por isso, à boa maneira portuguesa, é tudo feito à última hora. Mas este ano decidi inverter a tendência, não só porque a Nônô já aprecia muitas das coisas alusivas a esta quadra, mas acima de tudo porque vou ter a casa cheia na noite da consoada, ou seja, vou ter a família toda reunida (e já somos quase 20!) e, portanto, na véspera de Natal vou ter mais em que pensar do que na decoração do lar.
Quanto ao presépio nunca me preocupo porque não sai do mesmo sítio e está montado 365 dias por ano; é um presépio minimalista, feito em barro por um artesão e foi-me oferecido há muitos anos pela minha mãe, pelo que tenho por ele a maior estima, mas como de há uns tempos para cá, a Nônô também lhe começou a achar alguma graça e, antes que o meu adorado presépio ficasse feito em cacos, a avó Nhõnhõ resolveu oferecer-lhe um outro apropriado à sua idade, feito em tecido e com umas figuras amorosas, portanto este ano temos dois presépios cá em casa...
E ontem, finalmente fizemos a nossa árvore de Natal! À excepção de um ano em que tive a infeliz ideia de adquirir um pinheiro natural que vinha carregado de bichezas estranhíssimas que viraram uma autêntica praga, de há muitos anos a esta parte, a árvore é sempre a mesma e o "décor" também, embora todos os Natais eu tente acrescentar um ou outro adorno aos já existentes. A Nônô gosta muito da árvore, principalmente de alguns peluches que nela penduro, mas o que a fascina mesmo são as luzes! Este ano, resolvi que o pinheiro de Natal, tal como o presépio, seria em duplicado...além do tradicional pinheiro, arranjei outra árvore bem à altura e gosto da Nônô, ou seja, uma árvore à sua escala e toda decorada com figuras de chocolate...é óbvio que os enfeites desta pequena árvore, nem de perto nem de longe vão chegar à ante-véspera de Natal, muito menos à véspera ou ao próprio dia, mas não quero saber porque até lá certamente farão as delícias da criança e a sua felicidade é contagiante. Por agora é ver a Nônô, toda animada, deitar a mão às figuras de chocolate e, enquanto as desembrulha, pergunta-me "mãe, póxo?" e, claro, a mãe deixa! 
A miúda é altamente viciada em chocolate e descobre sempre os locais onde habitualmente os escondo (acho mesmo que só me falta enfiar chocolates na banheira!)...eu sei que não é correcto o vício em guloseimas, eu sei que o chocolate não é saudável para os dentes, eu sei que a adição ao açúcar faz mal, eu sei que o pediatra vai passar-se quando souber que a Nônô devora chocolates de manhã, à tarde e à noite, eu sei que jurei a mim mesma nunca ceder a caprichos infantis, mas como uma colega minha costuma dizer "era muito melhor mãe antes de o ser", por isso, só nesta época, os chocolates estão para regozijo da Nônô à sua total disposição, até porque o Natal é das crianças, o Natal é quando um homem quer e...o Natal é quando a mãe deixa!
FELIZ NATAL!!!

Ana Pádua
15/12/2014 

...a deitar a mão

...a desembrulhar
...e a saborear
a árvore tradicional
os presépios

Sem comentários:

Enviar um comentário