quarta-feira, 24 de setembro de 2014

EU GOSTO!

A Nônô usa chucha, "didi" como lhe chama, desde a sua 1ª horinha de vida extra-uterina e, apesar de estarem sempre a chamar-me a atenção para as consequências da elevada dependência do uso da mesma (nomeadamente no que se refere à dentição), eu continuo a considerar que a chucha tem mais vantagens do que inconvenientes e, por isso, eu GOSTO! Para além de acalmar e ajudar a conciliar o sono, reduz o stress e a dor, representa o afecto , o mimo e a segurança e ainda é um óptimo meio de administração de medicamentos como as gotas para as cólicas, as vitaminas ou o gel para aliviar o desconforto causado pela erupção dos primeiros dentes, portanto eu GOSTO!
A Nônô tem uma colecção de chuchas considerável que fui guardando e da qual não me consigo desfazer porque eu  GOSTO
Contrariamente a outros seus pertences, que com o tempo deixaram de servir ou de ter qualquer utilidade, aos quais demos um destino útil na associação Ajuda de Berço, as chuchas, logicamente e por questões higiénicas, foram-se amontoando lá por casa e, no outro dia, dei por mim a pensar no que fazer com todas elas...umas já não são apropriadas para a sua idade, outras com as quais nunca simpatizou, algumas que lhes deu tanto uso que as desgastou, duas ou três que inexplicavelmente ainda são do seu agrado e UMA que ainda é a preferida...e resolvi fazer um quadro com todas as chuchas, cujo resultado eu GOSTO
Mas quanto à chucha que ainda usa, a Nônô gosta, eu GOSTO, mas a sua educadora não gosta porque a regra da escolinha que frequenta é que a chucha é só para dormir...eu reconheço que controlarem 15 criancinhas com chuchas de diferentes cores e formas não deve ser tarefa fácil, já para não falar nos outros objectos que vêm sempre atrelados ao uso da chucha, tipo fralda inseparável, peluche preferido ou brinquedo predilecto e, para piorar mais ainda o cenário, a designação que cada criança resolve dar à chucha, como "didi", "bubu", xuxu", entre outras tantas com as quais me fui familiarizando no último ano, também não ajuda em nada...há quem não ache piada nenhuma a este tipo de rituais, mas eu GOSTO!
Na turma da Nônô, só ela e outro colega é que ainda são "chucho-dependentes" e, curiosamente, têm outro denominador comum, o facto de ambos terem os pais mais velhos, pelo que tudo me leva a crer que, a partir duma certa idade, ou somos mais permissivos ou temos mais sensibilidade auditiva...
Ultimamente e, talvez por influência do infantário, a Nônô diz-me que já não quer chucha porque é crescida e quando lhe pergunto quem é agora o bebé da mamã responde-me prontamente que é a "Minho" ou a "Lena" que são umas bebés muito queridas, filhas de casais amigos e que têm pouco mais de um mês de idade, pelo que para a Nônô são mesmo pequeninas...mas felizmente ainda há sempre aqueles momentos em que a Nônô também quer ser pequenina, vai buscar a chucha, enrosca-se no meu colo e diz-me que é o bebé da mamã e eu GOSTO!
Esta semana, a Nônô recebeu  uma nova chucha, a mais original, a mais divertida e de longe a mais "cool" que alguma vez usou...a própria chucha é um polegarzinho virado para cima, ou seja, um grande símbolo "LIKE" que significa a sua adoração pelo uso da mesma e, claro, eu GOSTO!

Ana Pádua
24/09/2014


LIKE!
with...

or without...

o quadro

Sem comentários:

Enviar um comentário