segunda-feira, 2 de junho de 2014

Viv`ó mês de Junho!!!

Se há altura do ano que eu gosto é esta! Sempre que o mês de Junho se inicia, tenho a sensação que chegou o Verão...mesmo quando o sol insiste em não aparecer, tudo cheira a Verão; é aquela sensação estranha de ansiar pelas férias o ano inteiro e, com a chegada deste mês, ter a ilusão que o período de descanso começa já amanhã, mesmo que na realidade tenha de esperar até Agosto...
Junho é um mês de festa e começa logo no dia 1 com a celebração do dia da criança...e como nunca devemos deixar crescer a criança que há dentro de nós, é um óptimo pretexto para festejarmos a data junto dos mais pequenos...
Mas Junho é também o mês em que se comemora o dia de Camões e de Portugal e, mesmo que actualmente o nosso país não seja de sonho, é um sonho de país...sou patriota, tenho orgulho em ser portuguesa, gosto de Portugal (muito para além do clima e da gastronomia) e, regra geral, gosto dos portugueses e de quase tudo o que é nacional!
Junho traz-me sempre à lembrança o Euro 2004, a sofrida vitória no jogo Portugal-Inglaterra e as arrepiantes imagens do impressionante cordão humano (numa demonstração da força duma nação unida jamais sentida) que acompanhou o percurso da selecção rumo à final, desde Alcochete até ao estádio da Luz, onde confesso chorei!...
Junho é ainda o mês em que oficialmente inauguro a época balnear...sim, porque mesmo quando o Março, o Abril ou o Maio nos brindam com uns dias fantásticos, para mim a praia só é apelativa a partir de Junho...por isso, vamos a banhos!
E por último, mas não menos importante, Junho é o mês dos santos populares e eu, que sou devota de Santo António, não perco a ocasião para angariar mais um santinho para a minha estimada colecção que já é grande, mas não tão grande que não suporte mais um exemplar!...e assim, tal como na canção do Martinho da Vila, tenho santos de todas as cores, de várias idades e de muitos amores, tenho santos sérios, atrevidos, cómicos, irreverentes, tenho santos naturais de Lisboa e outros oriundos de Pádua, santos vindos dos 4 cantos do mundo, alguns descobertos em locais improváveis por familiares e amigos em idílicas viagens, santos feitos por artesãos inspirados e até tenho um santo centenário, tenho santos para todos os gostos, mas tenho um especial...o santo que deu origem à colecção, merecedor da minha maior veneração e que ironicamente foi trazido de Pádua pelos meus pais há mais de duas décadas...
E por falar no Santo António, também gosto do ambiente de festa deste mês, dos manjericos, das quadras, dos balões típicos, das juras de amor eterno, das promessas de beijo, da sangria e mais das sardinhas assadas que não dispenso!
Claro está que, de há 2 anos para cá, Junho tem ainda mais encanto porque tenho mais um motivo para festejar...se o mês já era de festa, agora é uma festa constante!
VIV`Ó MÊS DE JUNHO!!!

Ana Pádua
02/06/2014

a veneração ao Sto António...
a minha colecção
a preparar os santos populares...
...com os balões típicos
o dia da criança na baía...
we love Cascais




Sem comentários:

Enviar um comentário