quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O 1º dia de escola

Hoje foi o 1º dia duma nova etapa na vida da Nônô...o seu percurso escolar começou!
Não foi uma decisão consensual porque eu sou totalmente a favor da creche e o Pedro é totalmente contra, pelo que para o papá foi o drama do ano...
Durante a última semana, eu e o Pedro fizemos um exercício que consistia em tentarmos recordar os nossos primeiros dias na escola. O Pedro lembra-se de tudo, desde a farda que usava aos coleguinhas de turma, passando pelos castigos das professoras e pelos nomes das mesmas. Eu não me consigo lembrar nem do 1º dia na faculdade, muito menos tenho memória do 1º dia na infantil, na escola primária, no colégio ou no liceu...conclusão: ou estou desmemoriada de todo ou simplesmente para mim nada foi traumático...prefiro acreditar na 2ª opção!
Eu sei que, no que se refere a jardins de infância, as opiniões são sempre divergentes, os defensores só alegam as vantagens inerentes ao desenvolvimento das criancinhas e os opositores só falam das desvantagens referentes às doenças infecto-contagiosas que por lá proliferam.
Durante o último ano, a Nônô foi privilegiada porque teve a sorte de poder ficar em casa, entregue aos cuidados da avó Nhõnhõ, com todo o mimo, carinho e protecção, o que foi delicioso para ambas e uma ajuda preciosa para mim mas, este ano, decidi que estava na altura certa (se é que existe uma altura certa) de alterar algumas rotinas...
Na minha decisão final pesou, não só a idade da minha mãe que, apesar de ter energia suficiente para a Nônô, merece algum descanso, como também o facto de eu considerar o papel das educadoras de infância fundamental na aprendizagem dos mais pequenos e, acima de tudo, por me ter apercebido que a Nônô tem necessidade de socializar com outras crianças. Na verdade, ela adora conviver e assim foi habituada desde bebé mas tem um especial encantamento por todos aqueles que têm a sua estatura, por isso, tenho a convicção que vai gostar muito da escola e que estamos a fazer o melhor por ela.
No fim de semana disseram-me para hoje não me esquecer da caixinha de kleenex, mas como sou muito economicista no que se refere a lágrimas e, como alguém me ensinou um dia, guardo-as sempre para as alturas em que realmente me fazem falta...e esta não é a altura, porque a felicidade da Nônô é a nossa felicidade! Resta-nos desejar-lhe um bom início de ano escolar.
Good luck my little treasure!

Ana Pádua
11/09/2013

o 1º dia na escola
mochila accessorize
my mini and me



"bye-bye"




daddy and mini
no bom caminho...

4 comentários:

  1. Linda! Adorei!!! Toda a Felicidade do Mundo, é aqui que fazemos amigos para a Vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e, de facto, há amizades feitas no percurso escolar que ficam para a vida...Bjs e Parabéns pelo seu blog!

      Eliminar