segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O óó da Nônô

No meu imaginário, os bebés usam sempre chucha e, apesar de já ter lido muitos artigos sobre os prós e contras do uso da mesma, eu sou totalmente pró-chucha! Aliás, sou pró-chucha, pró-creche e pró-tudo o que me facilite a vidinha! Nem sei bem o porquê desta minha obsessão pelo uso da chucha, porque ao que consta lá por casa, quando era bebé ninguém conseguiu habituar-me a usá-la, pelo que a sorte da família é que eu não era o tipo de bebé "chorão"...
A chucha acalma, concilia o sono, reduz o stress e a dor mas, acima de tudo, representa a segurança para o bebé, uma espécie de prolongamento do afecto, do mimo, da mãe...
Mas, voltando à chucha da Nônô, ou melhor às chuchas porque tem várias...não quis habituá-la a uma só chupeta e correr o risco de vir a perder-se e depois termos de palmilhar este mundo e o outro à procura da mesma! Nos primeiros dias de vida estranhou, depois habituou-se (com a ajuda preciosa de umas gotinhas cor-de-rosa prescritas no passado para as cólicas, mas que às cólicas não fazem rigorosamente nada e, com a sacarose que contêm, além de deliciarem as criancinhas, viciam-nas) e agora não passa sem ela...
Desde que nasceu, a Nônô usa a chucha amarrada com um nó a uma fralda de tecido e denominamos este conjunto de "ó-ó". Apesar de lhe terem oferecido imensos "ó-ós" a atirar para o fino, próprios para o efeito, com tecidos felpudos e coloridos, com padrões amorosos, o seu preferido sempre foi o "ó-ó" original que idealizei bem à boa moda antiga, ou seja, a chupeta é atada a uma fralda macia, de pano tradicional, daquelas que usávamos antes da era descartável!
Fica a parecer o Charlie Brown que até é um dos meus personagens favoritos da BD!
Adoramos o ritual da hora de dormir ao qual chamamos o "ramerrame da chucha" e que basicamente consiste em colocar a chupeta na boca e ir amassando a fraldinha no rosto até por fim o soninho chegar...uma delícia!
O ó-ó da Nônô é já a sua imagem de marca!

Ana Pádua
12/08/2013

my little Charlie Brown

o ó-ó original

alguns dos ó-ós "finórios"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário