segunda-feira, 26 de junho de 2017

Happy Birthday and...GIVE ME FIVE!

Hoje, a Nônô festeja o seu 5º aniversário e, finalmente, pode mostrar com orgulho a sua mão cheia de tudo!
Uma mão cheia de anos vividos, com muitas histórias para contar e é tão bom sabermos que na sua memória ficaram gravados momentos felizes que adora recordar...
Uma mão cheia de sonhos que desejamos que comandem sempre a sua vida...
Uma mão cheia de risos e sorrisos que fazem acreditar que a sua vida é uma festa...
Uma mão cheia de teimosia, prepotência e autoritarismo, com os quais às vezes não é nada fácil lidar, mas confesso em parte aceitar, talvez por me identificar...
Uma mão cheia de pessoas que estima e que adora presentear com peças do seu tesouro, tesouro esse que me "palmou" e que não é mais do que uma caixa de clips em forma de cão, mas posso garantir que quem recebe um desses clips é porque tem mesmo um lugar mais do que especial no seu coração...
Uma mão cheia de ciúmes que a faz não suportar ouvir-me dizer que alguma criancinha é querida ou amorosa porque, segundo a Nônô, querida e amorosa é ela!...
Uma mão cheia de imaginário, apesar do Pai Natal e do coelho da Páscoa já terem sido desmascarados, um porque vinha com a barba presa com um elástico atrás das orelhas e o outro porque a Nônô garante que ninguém tem pêlos azuis a sair do corpo (ainda não conhece a Wanda Stuart!) e só resta mesmo a sua fé inabalável no Anjo da Guarda que a Nônô assegura já ter avistado no céu e que, cá por casa tem uma dupla função, ora presenteando a Nônô pelo seu bom comportamento, ora tendo as costas largas e sendo responsabilizado por tudo o que não é do seu agrado mas, por incúria minha, no outro dia, esta santa entidade a quem sempre recorro em desespero de causa ia tomando o mesmo rumo que o velho das barbas brancas e o roedor do cesto dos ovos e tudo porque sugeri à Nônô que fosse para a cama pelo seu próprio pé porque eu estava com uma valente dor na coluna, ao que a criança me disse que era sempre o Anjo da Guarda que a transportava (justamente a minha desculpa para justificar o facto dela adormecer num local e acordar noutro), pelo que só me ocorreu dizer-lhe que nesse dia Ele estava de "folga" e a história foi convincente até à manhã seguinte quando a Nônô se deparou com um invólucro vazio dum kinder joy (no qual sou viciada) e que é assim uma espécie de dois brigadeiros imersos num doce de leite e chocolate e que deve ter tanto de delicioso como de calórico e, claro que antes de se iniciar um interrogatório ao estilo da PJ, antecipei-me a dizer que só podia ter sido o Anjo da Guarda e obtive a pergunta: "Ele não estava de folga???"...e assim, os mitos e crenças construídos com tanto amor vão-se desmoronando um por um...
Uma mão cheia de autonomia, que no último ano se tornou ainda mais evidente e que dá um certo jeito, principalmente quando estamos em contra-relógio e a criança toma a iniciativa de se aperaltar para ir para a escola...
Uma mão cheia de letras, com as quais adora escrever palavras, nomeadamente os nomes dos colegas da escola e os remetentes e destinatários dos envelopes das cartas que anseia por conseguir escrever e, quando eu quero ajudar nalguma letra que julgo ser mais difícil, a resposta é peremptória "eu sei perfeitamente que letra é essa!"...
Uma mão cheia de destreza para o comando da televisão que, sem eu dar conta, não quer nada com o canal Panda e com o Disney Junior, passando a ser frequentemente premido num canal com um nome que eu nem consigo pronunciar, só mesmo escrever e, mesmo assim, com alguma dificuldade, e que deve ser das piores coisinhas que tenho visto em matéria televisiva e onde passam umas séries com nomes sugestivos tipo Henry Danger e The Thundermans...
Uma mão cheia de conquistas e vitórias que este ano teve o seu apogeu com o abandono da inseparável chucha e com a mudança definitiva para o seu quarto, sem dramas ou pressões e respeitando sempre o seu tempo e a sua vontade...
Esperamos que ao longo da sua vida tenha muitos "fives" para dar e que, cada um deles, represente uma vitória, mas hoje o famoso "give me five" é nosso e, mais do que nunca, faz todo o sentido, por isso, HAPPY BIRTHDAY and...GIVE ME FIVE!

Ana Pádua
26/06/2017

Parabéns e...

...give me five!

4 comentários:

  1. Muitos Parabéns ! E que continue assim, com essa vontade férrea de ser e fazer tudo ( mesmo que ás vezes tire os pais do sério). Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natacha! A melhor definição de filhos que ouvi no último ano foi "são um problema que não pára de crescer..." e arrasam com aquelas definições do Saramago que eu detestava ler. :-) Bjs

      Eliminar
  2. É sempre para mim sempre um grande prazer ler os seu blog. Por favor de por nos um grande beijinho a Nônô.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nelson pelas suas palavras! Darei com toda a certeza. Bjs para todos desde este lado do Atlântico

      Eliminar