segunda-feira, 24 de março de 2014

O "Péu" da Prima Pipa

"Péu" é a mais recente palavra no vocabulário da Nônô e significa chapéu. 
Das poucas coisas da Nônô que guardei do Verão passado foram os chapéus, na esperança que este ano ainda lhes pudesse dar o devido uso, mas já nenhum dos "péus" lhe serve e ontem, quando me preparava para ir comprar um novo chapéu, recebi um telefonema...era a minha cunhada a pedir-me para passar lá por casa porque a minha sobrinha Filipa tinha algo para oferecer à prima Nônô. 
Por coincidência era um chapéu...um chapéu de tecido encarnado com umas florzinhas multicolores amorosas, um chapéu do qual eu me lembrava perfeitamente do tempo em que a Filipa era criança, um chapéu que já tem pelo menos 20 aninhos e permanece actual, um chapéu que a prima Pipa usou inúmeras vezes mas está impecavelmente estimado, um chapéu que viajou muito por paisagens idílicas e por destinos de sonho e nunca se perdeu, um chapéu com muitas histórias e que inclusivamente já foi retratado e imortalizado num quadro, um chapéu que carinhosamente foi guardado num baú com algumas recordações de infância da Filipa, um chapéu que a prima Pipa fez questão de oferecer à Nônô, um chapéu que a Nônô herdou com muito entusiasmo...
A Nônô adorou o chapéu e desde o momento em que o colocou na cabeça não quis mais tira-lo...contrariamente aos outros "péus", em que para conseguirmos mantê-los na cabeça da Nônô travávamos sempre uma dura batalha, com este novo "péu", o processo inverteu-se e somos nós a querermos tira-lo e a Nônô a contrariar a tendência. Há coisas inexplicáveis!
Vamos acrescentar mais uns contos à história deste chapéu e tentar colocar-lhe mais umas milhas em cima...até porque chapéus há muitos, mas como O "Péu" da Prima Pipa não há nenhum!

Ana Pádua
24/03/2014

...há 20 anos atrás na cabeça da prima Pipa
...20 anos depois na cabeça da Nônô
as primas


Sem comentários:

Enviar um comentário