quinta-feira, 30 de junho de 2022

Foi dia de celebrar o final deste ano lectivo e, apesar da saudade que inevitavelmente todos nós já começámos a sentir, reconforta-nos saber que o portão da escola que um dia escolhemos para os nossos filhos permanecerá sempre aberto para os receber...
Foi num misto de emoções que hoje estes meninos encerraram um ciclo (talvez o mais marcante em termos de escolaridade!) e, se por um lado levam em si todos os sonhos dum futuro promissor, por outro levam muitas histórias e memórias da escola onde foram verdadeiramente felizes.
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que fizeram parte da vida destes alunos (hoje finalistas!) ao longo de todos os anos em que frequentaram o CAP que, mais do que uma escola, foi sempre um porto seguro.
Foi aqui que muitos deles deram os primeiros passos e aprenderam tantas palavras, onde tiveram muito colo e fizeram os primeiros amigos e mais tarde também acolheram todos aqueles que com eles iniciaram ou foram integrando o seu percurso escolar.
Foram anos inesquecíveis de crescimento e aprendizagem e seremos eternamente gratos à Cátia que os ensinou a ler e os incentivou a, sem erros, escrever! Aprenderam a somar, a subtrair, a multiplicar e a dividir e tiveram tantos outros ensinamentos que certamente lhes serão úteis pela vida toda…representaram, opinaram e escutaram, apresentaram projectos e tornaram-se seguros em tantas valências e perante muitas audiências!
Agradecemos também à Carlota que os conduziu durante parte da pandemia inesperada e pôs-lhes na ponta da língua toda a tabuada!
Jamais esqueceremos toda a dedicação que recebemos durante o período escolar de maior incerteza, bem como recordaremos com especial ternura todas as peripécias das aulas on-line e outras que tais e nos tornaram mais conectados do que nunca enquanto pais!
Ainda passámos por um período de transição, onde mesmo com máscaras e distanciamento social, nunca faltaram sorrisos com os olhos e abraços com o coração!
Ao longo dos anos, os meninos puderam desenvolver a sua criatividade com a ajuda da Elsa, da Filipa, da Teresa, da Carla e mais tarde da Joana. Tornaram-se artistas pelas mãos da Manuela, afinaram as vozes com a Juliana e movimentaram o corpo com a Ivania. O desporto ficou a cargo do João e, para além de bem trabalhado o português, a Filipa ensinou-lhes outra língua, o inglês!
Estamos igualmente gratos à Edite, à Carla e à Zé do Ó, a quem se juntou também a Guidó, e a todas as auxiliares sempre disponíveis para solucionar qualquer questão e mais à Rosário que fez a comida que jamais esquecerão!
O nosso obrigado à Ana Margarida que nos permitiu conhecer esta casa e esta família e há 4 anos garantiu a continuidade do projecto educativo em que um dia todos nós confiámos e acreditámos.
Muito obrigada a todos os elementos do CAP e muitas felicidades a todos os meninos que hoje terminaram o 4o ano e, independentemente do caminho que seguirão, que o CAP permaneça sempre no vosso coração!


Ana Pádua
30/06/2022

Recordaremos para sempre o CAP

Parabéns Nônô!

                

Recordação acantonamento CAP

a nossa música

domingo, 26 de junho de 2022

10 anos...PARABÉNS!

Hoje a Nônô completou 10 anos e uma espécie de adolescência precoce começa agora!
Iniciam-se, assim, aqueles 2 anos que medeiam a transição entre a infância e a adolescência propriamente dita e, se por um lado ainda adora peluches e todo um universo infantil, por outro é fascinada por maquilhagem na mesma medida em que adora jogar futebol...e é esta e outras dualidades que marcarão esta fase do processo denominado CRESCER!
Será a idade em que transitará de ciclo de escolaridade, que mudará de escola, que fará novas amizades e que começará, inevitavelmente, a sentir saudades...
Será a idade em que algum do seu "feitiozinho", nomeadamente a teimosia e o gosto por mandar, será o mesmo que nos próximos tempos, conjugará o verbo "desafiar"...
Será a idade em que ainda requisitará muito colo e protecção em casa mas, em surdina, irá sonhar com o bater da asa...
Será a idade de querer os privilégios da infância e, simultaneamente, do futuro terá ânsia...
Será a idade de construir uma identidade, embora da infância leve parte da personalidade...
Será a idade de um estilo próprio começar a definir e do passado tão recente custará a sair...
Será a idade da mudança mas onde se espera que continue a habitar a criança...
Será a idade de testar os limites da paciência e valha-nos alguns anos de experiência!
Parabéns querida Nônô! Que o teu sorriso permaneça e que a magia da infância nunca despareça...

" A mãe Natureza é providencial. Ela da-nos uns anos para desenvolvermos um amor incondicional pelos nossos filhos antes de transformá-los em adolescentes" -William Galvin-

10 anos...PARABÉNS!


Ana Pádua
26/06/2022