sexta-feira, 26 de junho de 2020

♾ Celebração em dose dupla ♾

Hoje é dia de festa, não só porque a Nônô celebra o seu 8º aniversário mas porque o ano lectivo chegou ao fim!
Foi um ano diferente dos demais, sobretudo este último trimestre, onde embarcámos numa viagem, talvez a viagem da nossa vida, não por a termos sonhado mas pela aprendizagem que trouxemos na bagagem.
Uns gostaram mais do que outros (nós gostámos!) e, salvo o propósito de tão inusitada aventura, vamos recordar para sempre este capítulo da história e, por isso, hoje acordámos com uma espécie de saudade dum futuro tão diferente daquilo que imaginámos e uma nostalgia por acreditarmos que não voltaremos a vivenciar uma experiência tão intensa e enriquecedora.
Estreitámos laços mesmo que à distância, conhecemo-nos melhor a nós e aos outros (incluindo pais, alunos e professores), aprendemos muito na interajuda, relembrámos matérias tão longínquas, testámos limites, descobrimos talentos, desenvolvemos aptidões, reinventámo-nos  e desenrascámo-nos em muitas áreas, experienciámos uma espécie de ensino doméstico, aprendemos a dominar as novas tecnologias e tornámo-nos entendidos em tudo o que é plataforma e aplicação!
O tempo voou com a velocidade que desejávamos e entre as aulas a que obrigatoriamente os alunos tinham de assistir e as tarefas estipuladas, juntou-se a telescola, muito bem organizada por sinal, e mais um número considerável de actividades que foram vivenciadas com entusiasmo e uma intensidade que jamais julgámos possível.
A Nônô não quis perder pitada do que a nova realidade tinha para oferecer...tem uma fixação por tudo o que é dispensador de álcool-gel e usar máscara é uma festa, mais que não seja porque é sinónimo de desconfinamento e alguma socialização, já para não falar nas apreciadas reuniões virtuais que, em determinados momentos, já saturavam...eram as videoconferências da escola no teams (mais o inglês, a educação física, o corpo e movimento, a música e o ATL), as videochamadas dos escuteiros, a catequese no zoom com umas aulas de yoga pelo meio para as criancinhas ficarem "zen" e mais as reuniões que a Nônô marcava à revelia com as amiguinhas e, caso uma pessoa tivesse urgência em enviar um mail, a única solução era socorrer-se do telemóvel, o que atendendo à idade, revelou-se uma tarefa quase tão complicada como actualmente visualizar pulgas em cima dos cães!
Desde a primeira hora que o objectivo era salvar da melhor maneira possível o ano escolar e estamos gratos às professoras Carlota e Cátia que, sem dramatismos ou lamentações, levaram a nossa embarcação a bom porto, sem medo algum de naufragar. Não esqueceremos a planificação e a organização, a disponibilidade e a segurança e, acima de tudo, a paciência para lidar com alunos e pais e até para ver, vezes sem conta, os animais de estimação de cada casa, os quais ficaram com um grau de literacia único!
Hoje, quando o nosso barco ancorou e já com o 3º ano no horizonte, o sentimento foi de missão cumprida com a consciência que este ciclo se viveu e encerrou em pleno e com a crença que o melhor está para chegar.
Hoje também celebrámos o aniversário da Nônô com o desejo que o número 8, símbolo de equilíbrio e amor eterno, represente, mais do que nunca, a prosperidade e a bem-aventurança de um mundo novo, onde cada sonho seja sempre infinito (♾)...

Parabéns querida Nônô pelo teu aniversário e pelo teu empenho ao longo desta viagem! 

Ana Pádua
26/06/2020

Celebração em dose dupla

Parabéns pela navegação!

Parabéns pelo aniversário!